O diagnóstico precoce pode salvar vidas Eu convivi com o câncer dentro de minha família, quando meu avô e a minha mãe foram acometidos pela doença. Por isso, eu ressalto a importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer para conscientizar a população sobre a gravidade da doença e a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.
8 de abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer
No início dos anos 2000, meu avô faleceu após ser diagnosticado com câncer de pulmão. Anos depois, no fim da década, minha mãe foi acometida com câncer de mama e precisou se deslocar até São Paulo para realizar uma cirurgia que descartasse a necessidade de retirada das duas mamas. Graças a Deus deu tudo certo e ela venceu a batalha dela contra o câncer.
Quando o câncer acomete alguém da família, ele afeta a todos, que passam por aquele período juntos. O sofrimento físico de um, é o sofrimento emocional de todos os outros. A verdade é que essa é uma batalha que é vencida em conjunto, mesmo quando a pessoa se vai. A batalha precisa ser vencida em conjunto, porque os que ficam precisam dessa assistência, precisam desse amparo.
O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo, sendo responsável por milhões de óbitos a cada ano. Por isso, é fundamental que as pessoas estejam cientes dos principais fatores de risco, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, obesidade, exposição a substâncias químicas nocivas, entre outros. Outro cuidado importante é fazer os exames periódicos, pois o tratamento precoce tem grandes chances de sucesso no combate à doença.
Comments