top of page
Thiago Manzoni

Carta aos meus filhos

Queridos filhos,

Todo final de ano reflito sobre o que passou e o que posso oferecer a vocês.

Se eu pudesse escolher um pensamento para estar com vocês por toda a vida, seria “ninguém deve nada a vocês”. Meu desejo é que vocês guardem isso no coração. Lembrar disso pode, em diversos momentos da vida, livrar vocês de muitos problemas e dificuldades.




“Ninguém deve nada a você” significa que cada pessoa é responsável pelas suas escolhas e pelas consequências daquilo que escolheu – a vida é feita de decisões. Peçam sempre conselhos, mas saibam que, ao final, a responsabilidade é individual. Não coloquem expectativa naquilo que os outros podem fazer por vocês.


É importante ter em mente que vocês são muito especiais, mas ninguém é obrigado a gostar de vocês. As pessoas que gostam reconhecem o valor de vocês, existe algo em vocês que elas identificam e que traz felicidade a elas. Identifiquem essas características e busquem sempre desenvolvê-las.

Ninguém tem o dever de ser bom com vocês. Existem pessoas que não vão querer o bem de vocês; quando identificarem essas pessoas, afastem-se delas e nunca – nunca! – deixem suas emoções e pensamentos serem dominados por elas.


Vocês devem sempre ter clareza e certeza de que merecem viver e externar o melhor de vocês, não pelos outros, mas por vocês. Nunca exijam nada de ninguém, façam por merecer. As pessoas gostam de retribuir, sejam vocês mesmos, sirvam ao próximo com o seu melhor e receberão aquilo que desejam. E se, eventualmente, não receberem, sigam em frente, continuem, perseverem.

Procurem sempre honrar ao próximo. Observem as melhores características das pessoas e valorizem. Diminuam a importância dos defeitos. Não vale a pena gastar energia focando no que é ruim.



Meus pais me educaram assim (nunca falaram, mas suas atitudes valiam mais do que palavras), e gostaria de passar esse ensinamento para vocês. Assimilar essas verdades me fez evitar grandes decepções, além de tornar todas as minhas relações mais leves. Podem acreditar: vale a pena.


Finalmente, lembrem-se sempre: vocês são tão preciosos que o nosso Pai deu Jesus, o único Filho dEle à época, para morrer no lugar vocês. Isso é suficiente; o mais importante vocês já têm – e receberam de graça.


Como Ele, eu também amo vocês. Muito.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page