top of page
Ananda Moura

As escolas do DF precisam de atenção urgente

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (09) na Câmara Legislativa, o Deputado Thiago Manzoni citou alguns desafios enfrentados pelas escolas do Distrito Federal e as semelhanças com o cenário nacional. O parlamentar chamou atenção para a precariedade das estruturas físicas das escolas, o déficit no aprendizado dos alunos e a necessidade urgente de valorizar os professores.

As escolas do DF precisam de atenção urgente
Foto: Jeremias Alves

De acordo com Thiago Manzoni, além das dificuldades com a merenda e a entrega de uniformes, as escolas do DF agora enfrentam mais um obstáculo: uma recomendação do Ministério Público. Essa recomendação restringe o uso de emendas parlamentares do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) para a realização de obras nas escolas.


"Muitos dos deputados, inclusive eu, ajudamos as escolas por meio do PDAF para fazer pequenas obras, e agora isso enfrenta uma limitação", contou Manzoni.

O parlamentar contou que havia estado com professores de uma escola em Samambaia no período da manhã, docentes que o receberam para uma conversa sobre as dificuldades enfrentadas no ambiente escolar. Ele ressaltou a situação crítica das escolas públicas, mencionando a falta de ar-condicionado nas salas de aula devido à rede elétrica deficiente.


“Faz um calor enorme na cidade, e os professores e alunos não têm ar-condicionado porque a maioria das escolas não suporta a rede elétrica necessária”, afirmou.

Uma demanda pontual apresentada pelos professores de Samambaia foi a necessidade de cobertura da quadra de esportes, pois a prática de atividades físicas debaixo do sol está insalubre. Segundo os educadores, os professores de educação física não conseguem mais ficar embaixo do sol com seus alunos.


"Posso até destinar a emenda, mas dificilmente será executada por causa da recomendação do Ministério Público,” explicou Manzoni

Manzoni também apresentou dados alarmantes sobre a qualidade do ensino no Brasil, destacando que 82% dos alunos concluem o ensino médio sem conseguir interpretar um texto, e mais de 85% têm dificuldades com matemática.


“Dentro de pouco tempo, teremos um país de analfabetos funcionais. Se os nossos alunos não sabem português e matemática, como vão se encaixar em um mundo cada vez mais tecnológico e digital?

O Deputado defendeu ainda a importância de uma conexão mais forte entre as famílias e as escolas, apontando que os pais têm o papel de formar o caráter dos filhos, enquanto as escolas devem focar na escolarização. Ele citou o Pacto de San José da Costa Rica, que afirma que cabe aos pais ensinar ética, moral e religião.


“A escola deve escolarizar as crianças para que elas possam, ao se tornarem jovens, produzir, ter emprego e sustento.

Manzoni reafirmou seu compromisso com a valorização dos professores e a melhoria das condições de ensino para os alunos. Em seus discursos sobre a educação, o parlamentar sempre ressalta o papel dos professores, pois todas as profissões passam por eles. O Deputado se comprometeu a continuar destinando emenda e ajudando os diretores a melhorar o ambiente escolar.


"Nós não pararemos de trabalhar para que vocês [alunos] tenham condições melhores de aprendizagem, para que as aulas façam sentido no futuro, e que vocês possam se preparar para o mercado de trabalho, aprendendo sobre programação, inteligência artificial e tudo o que for necessário,” concluiu.


Comments


bottom of page